top of page

FORMATOS DE LOGÍSTICA REVERSA


A Logística Reversa pode se apresentar em dois formatos: no pós-venda e no pós-consumo. No primeiro, o produto retorna à cadeia de distribuição antes de ter sido usado pelo consumidor ou em casos de pouco uso (pela identificação de defeito ou por algum erro no processamento do pedido, por exemplo). Para isso a empresa precisa planejar o recebimento e encaminhamento dos itens, estabelecendo meios de controle do fluxo físico e das informações logísticas dentro de sua estratégia de organização. Muitas vezes, o produto pode passar por melhorias e voltar a ser comercializado, agregando valor.

Já na Logística Reversa no pós-consumo, o produto foi adquirido, utilizado e descartado pelo consumidor, pelo término de sua vida útil ou porque sua validade chegou ao fim, portanto considerado impróprio para o consumo primário. Da mesma forma que no pós-venda, a empresa deve se preparar para receber os itens e dar-lhes o devido encaminhamento, que pode ser a reutilização para retorno ao ciclo produtivo, a reciclagem ou o desmanche seguido pela destinação ambiental adequada (apenas se a reintrodução no mercado for inviável).

A Logística Reversa é uma estratégia de diferenciação e tudo começa pela elaboração de um plano para delimitar as ações, da coleta à reutilização, reciclagem ou desmanche. Depois, como em qualquer planejamento para o negócio, o segredo está na implantação gradativa das medidas, avaliando os resultados.

Busque mais informações, estude o assunto, acredite na ideia e colha os frutos da proposta.

Matéria no link: https://revistamundologistica.com.br/glossario/o-que-e-logistica-reversa

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page