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Como ser eficaz no trabalho


Você se considera eficaz no trabalho? Embora muitos de nós gostem de pensar que somos 100% eficazes, a verdade é que a maioria de nós tem pontos fortes e fracos que afetam nossa eficácia.


Muitos de nós poderiam se beneficiar de pelo menos algumas de nossas habilidades, a fim de se tornarem ainda mais eficazes. Por exemplo, talvez você sempre tenha se destacado no gerenciamento do tempo. Mas quanto tempo você dedica a aprender novas habilidades ou se manter no topo das tendências do setor?


Ou talvez você seja hábil em administrar as demandas consideráveis ​​que enfrenta no dia-a-dia. Mas, quando as coisas ficam realmente agitadas, suas habilidades de comunicação começam a sofrer com o aumento dos níveis de estresse.


Ser verdadeiramente eficaz no trabalho pode compensar agora e ao longo de nossas carreiras. Trabalhadores eficazes obtêm projetos interessantes, conquistam clientes importantes e são respeitados por seus colegas e chefes. Mas como você pode se tornar mais eficaz e garantir que você não perca essas grandes oportunidades? E o que você deve focar?


É isso que vamos explorar neste artigo. Analisaremos as habilidades que você pode desenvolver para se tornar mais eficiente no trabalho e analisaremos estratégias e recursos que podem ser usados ​​para aumentar sua eficácia.


Passo 1: identificar prioridades

Se alguém lhe perguntasse sobre o seu trabalho, você teria uma boa resposta?

Um dos passos mais importantes para se tornar totalmente eficaz é conhecer o seu propósito no trabalho. Afinal, se você não sabe qual é o seu trabalho, como definir as prioridades apropriadas? (Se você não definir prioridades, ficará para sempre enterrado sob uma montanha de trabalho, incapaz de distinguir entre o que é importante e o que não é.)

Para identificar o verdadeiro propósito do seu trabalho e definir o que você precisa alcançar em sua posição atual, realize uma análise de trabalho . Isso ajudará você a descobrir seus objetivos mais importantes, para poder começar a priorizar as tarefas com eficiência.


Passo 2: adote uma boa atitude

Trabalhadores eficazes têm uma “boa atitude”. Mas o que isto significa realmente?

Pessoas com uma boa atitude tomam a iniciativa sempre que podem. Eles voluntariamente ajudam um colega em necessidade, eles pegam a folga quando alguém está doente, e eles se certificam de que seu trabalho é feito com os mais altos padrões. “Bom o suficiente” nunca é bom o suficiente para eles!

Uma boa atitude no trabalho fará mais do que apenas ganhar o respeito: estabelecer padrões para o seu trabalho e seu comportamento significa que você está assumindo a responsabilidade por si mesmo. Esse traço admirável é difícil de encontrar em muitas organizações. Mas demonstrando tomada de decisões e integridade éticas poderia abrir muitas portas para você no futuro.

Portanto, concentre-se em adotar uma boa atitude no trabalho e tome decisões que intuitivamente “pareçam verdadeiras”. No mínimo, você dormirá mais fácil à noite!


Passo 3: Construa Competências Essenciais

As chances são de que você tenha muitas demandas competitivas em seu tempo. Uma das melhores maneiras de se tornar mais eficiente no trabalho é aprender como administrar seu tempo com mais eficiência. Outras áreas importantes incluem aprender a administrar o estresse, melhorar suas habilidades de comunicação e tomar medidas no desenvolvimento de carreira. Todos estes podem ter um grande impacto na sua eficácia no trabalho.


Gerenciamento de Tempo / Produtividade Provavelmente, a coisa mais importante que você pode fazer para se tornar mais eficiente no trabalho é aprender a administrar seu tempo. Sem essa habilidade, seus dias parecerão uma corrida frenética, com todos os projetos, e-mails e telefonemas competindo por sua atenção.

Comece olhando sua programação diária. Você sabe como você gasta seu tempo todos os dias? Se não, a resposta pode surpreendê-lo! Use um log de atividades para analisar quanto tempo você está dedicando às suas várias tarefas, como reuniões, verificar e-mails e fazer ligações telefônicas. Pode ser uma experiência reveladora olhar isso objetivamente, especialmente se você descobrir que está gastando muito tempo em tarefas que não ajudam você a atingir seus objetivos.

Depois de saber quanto tempo você está dedicando a diferentes tarefas, você precisa aprender a priorizar eles. Se você souber quais tarefas são importantes e quais podem ser reprogramadas ou delegadas, poderá se concentrar no trabalho que agrega mais valor. Para acompanhar tudo, use uma ferramenta de organização como uma lista de tarefas ou (melhor ainda) um programa de ação, para garantir que você não esqueça tarefas e compromissos vitais.

Ser eficaz no trabalho significa que você aproveita o tempo a seu favor. Programe seu trabalho de maior valor para as horas do dia em que estiver se sentindo mais energético. Isso aumenta a probabilidade de você resistir a distrações e insira um estado de fluxo quando se trabalha. Nosso artigo, esta é uma tarefa matinal?, ajuda você a identificar seu pico de tempo de energia, para que você possa agendar o trabalho de acordo; e você é um procrastinador? O autoteste o ajudará a lidar com um sério hábito de matar a eficácia.

Definição de metas é outro elemento importante no trabalho produtivo. Uma vez que você tenha feito uma Análise de Tarefas (veja o passo 1), você deve ter uma noção clara do seu papel. Use essas informações para definir metas de curto e longo prazo. A vantagem de fazer isso é que seus objetivos agem como um roteiro – afinal, você nunca chegará a lugar algum se não souber para onde está indo!

Boa organização também é importante para trabalhar de forma eficaz e produtiva. Se você é desorganizado, pode perder muito tempo apenas procurando itens perdidos. Então aprenda como arquivar corretamente e descubra como criar um cronograma eficaz.


Habilidades de comunicação

Pense em quantas vezes nos comunicamos todos os dias. Fazemos ligações telefônicas, assistimos a reuniões, escrevemos e-mails, fazemos apresentações, conversamos com clientes e assim por diante. Nós podemos passar o dia todo se comunicando com as pessoas ao nosso redor. É por isso que boas habilidades de comunicação são essenciais, especialmente quando o seu objetivo é trabalhar de forma mais eficaz.

Comece desenvolvendo sua escuta ativa Habilidades. Isso significa que você está fazendo um esforço conjunto para realmente ouvir e entender o que as outras pessoas estão dizendo para você.

Não se deixe distrair com o que está acontecendo ao seu redor, e não planeje o que você vai dizer a seguir, enquanto a outra pessoa estiver falando. Em vez disso, apenas escute o que eles estão dizendo. Você pode se surpreender com o quanto a falta de comunicação pode ser evitada simplesmente ouvindo ativamente.

Em seguida, olhe para suas habilidades de escrita. Quão bem você se comunica por escrito? Comece com seus e-mails. A maioria de nós escreve dezenas de e-mails todos os dias. Mas há muitas técnicas que podemos usar para garantir que escrevamos e-mails eficazes – aqueles que realmente são lidos!

Por exemplo, mantenha sempre um tópico principal ao escrever um email. Colocar vários tópicos importantes em uma mensagem tornará difícil para o seu colega priorizar e classificar as informações. Se você precisar apresentar vários pontos diferentes, em seguida, numere-os sequencialmente ou divida-os em mensagens separadas, com cabeçalhos de assunto relevantes.

Assim, nós escrevemos muito mais do que apenas email. Nós escrevemos através de mensagens instantâneas, escrevemos relatórios, e criamos apresentações. Você será mais eficiente em sua função se aprender a se comunicar melhor em todas essas mídias, e seu chefe e seus colegas provavelmente apreciarão suas habilidades, já que serão os principais beneficiários!


Estresse

Um pouco de pressão pode ser uma coisa boa. Mas quando a pressão excede sua capacidade de lidar com isso de forma eficaz, sua produtividade diminui e seu humor sofre. Você também perde sua capacidade de tomar decisões sólidas e racionais; e estresse excessivo pode causar problemas de saúde, tanto a curto como a longo prazo.

Não importa o que você faça, você provavelmente experimentará estresse várias vezes ao longo de sua carreira, talvez até regularmente. É por isso que aprender a administrar o estresse é um fator chave para se tornar mais eficaz no trabalho.

Tente ter uma boa noite de sono todas as noites, e faça o seu melhor para evitar levar o trabalho para casa com você. Também é importante relaxar quando você chega em casa à noite.

Se você não tem certeza do que desencadeia seu estresse, mantenha um diário de estresse por uma semana ou duas. Isso ajuda você a identificar os eventos que causam estresse e a compreender o grau em que você os vivencia. Quando estiver se sentindo calmo, você poderá analisar esses gatilhos e encontrar estratégias eficazes para gerenciá-los.


Desenvolvimento de Carreira / Aprendizagem

Não importa qual seja o seu campo, é importante que você continue aprendendo e desenvolvendo suas habilidades. Para começar, faça uma análise SWOT pessoal para identificar as áreas em que você precisa trabalhar.

Além das habilidades técnicas necessárias para realizar seu trabalho, você também precisa se concentrar nas habilidades sociais. Estes incluem áreas como habilidades de liderança, técnica de resolução de problemas, habilidades de inteligência emocional e pensamento criativo. Qualquer coisa que você possa fazer para melhorar essas habilidades valerá a pena no local de trabalho.

Além disso, considere se há alguma qualificação que você não tenha e que uma pessoa razoável consideraria apropriada para o seu campo. Se assim for, isso poderia impedi-lo de um avanço ou promoção? Por exemplo, seria útil ter um grau particular ou outra certificação se você quiser se candidatar a um cargo de gerência? Você está faltando alguma habilidade específica?

Em alguns papéis, manter-se atualizado com a evolução do seu setor ajuda você a se manter relevante. Isso ajudará você a fazer melhor o seu trabalho, especialmente ao escalar as fileiras.


Pontos chave

Quando somos verdadeiramente eficazes no trabalho, gerenci

amos bem o nosso tempo, comunicamos com clareza e temos uma boa atitude.

Trabalhadores eficazes são geralmente os mais respeitados e os mais produtivos em seus locais de trabalho, e são frequentemente os primeiros a serem considerados para uma promoção. Então definitivamente vale a pena o esforço para melhorar suas habilidades aqui!

Comece fazendo uma análise de trabalho para descobrir qual é a sua função. Em seguida, aprenda como gerenciar melhor seu tempo, comunicar-se com mais eficiência e controlar qualquer estresse.

Fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/como-ser-eficaz-no-trabalho/112047/



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