top of page

Colaborador, funcionário ou empregado?


Para começar, funcionário é o nome que se dá para quem trabalha em órgãos públicos mediante concurso, alguma dúvida? O termo funcionário para pessoas que trabalham em setor privado, já caiu em desuso.


Então "empregado" é o nome dquele que presta um serviço em troca de salário:


"Art. 3º – Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário." - CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).


O termo empregado é basicamente isso. Pode parecer seco, mas essa é a realidade. Porém, a partir dos anos 90, com a flexibilização e o estreitamento de relacionamento entre empresa-empregado, a palavra "colaborador" passou a ser utilizada, a fim de amenizar o impacto que a palavra "empregado" causava.


A cada dia que passa, o sistema organizacional tem percebido que o capital e talento humano deve ser respeitado, motivado e valorizado. E o termo daquele que colabora com algo e busca algo mais que somente salário vem se tornando cada vez mais comum.


Mesmo que perante a lei, literalmente, todos sejam empregados,em recursos humanos, o colaborador possui um diferencial. Enquanto o empregado, em dias atuais, chega na empresa, faz o seu trabalho e vai embora, o colaborador tem a consciência da sua importância na organização, possui uma visão sistêmica do seu setor ou da empresa como um todo, incluindo suas metas, objetivos e não mede esforços para "colaborar" com isso.


Quem se sente colaborador é exigente, principalmente com a chegada das novas gerações X e Y, onde a busca pela satisfação pessoal é tão importante quanto o próprio emprego. Do lado empresarial, profissionais de recursos humanos, bem como a própria diretoria se quiser manter esse "sentimento de dono" nos colaboradores, precisa mostrar, e flexibilizar meios para que eles possam opinar, participar e auxiliar nas decisões da empresa.


Então, a forma como você quer ser chamado ou a forma como a empresa lhe trata, não está atrelada somente ao português. Mas também no sentimento e nas intenções de ambas as partes. Empregados todos somos, colaboradores nem sempre.


Fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/colaborador-funcionario-ou-empregado/109467/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page