top of page

Planejar demais é perder oportunidades?


Planejar é fundamental, mas é preciso rever estratégias constantemente, para não ser engolido pelas mudanças do mercado


Todos os meses, um líder competente deve ter em suas mãos os relatórios gerenciais dos resultados do seu negócio, as análises devem ser rápidas e os planejamentos para mudanças de estratégias, mais rápidos ainda. Sua visão, em relação às oportunidades do mercado, deve estar em sinal de alerta todo o tempo, de acordo com a visão do seu negócio. As análises setoriais devem ser feitas em tempo real, visando sempre as necessidades dos clientes, dando atenção à concorrência e tendo fornecedores bem alinhados.


Em um país instável economicamente, planejar demais e não ter atitudes estratégicas implementadas com o compromisso de assegurar resultados pode ser fatal para o seu negócio.


Dentro de uma empresa, quando desenhamos um planejamento estratégico, ele funciona normalmente para cinco anos, apesar de que a velocidade da informação e a inovação constante têm feito as empresas pensarem que três anos seria o suficiente.


Anualmente, todo o planejamento deve ser revisado. O Conselho, o CEO e todos os executivos devem ter como características lideranças fortes e ágeis para que o negócio não perca sua velocidade.


Se as atitudes de estratégias não forem executadas e implementadas corre-se, o risco das ideias ficarem apenas no planejamento e, se isso, acontecer, consequentemente o excesso de discussões pode, sim, acarretar em prejuízo para o negócio.


No entanto, chega uma hora em que devemos entender que podemos ir aprimorando e colocando em prática o que foi formulado e, à medida em que forem desenvolvidas as soluções de cada processo, a possibilidade de uma revisão deste plano ser realizada é grande.


Como presidente de conselho, percebo que, muitas vezes, os executivos se sentem inseguros para a tomada de decisões e isso não pode acontecer, o conselho se torna forte quando, dentro do seu papel, analisa, motiva, aprova e acompanha as estratégias. Em outras palavras, as decisões e ações tomadas e validadas devem ser realizadas com prazos devidamente acordados, trazendo eficiência ao desempenho do negócio.

Fonte: http://www.mundorh.com.br/planejar-demais-e-perder-oportunidades/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page