top of page

5 dicas valiosas para quem comete erros no trabalho

Confira o que fazer quando errar no seu emprego

Diz a sabedoria popular que errar é humano, mas cometer erros no trabalho pode atrapalhar sensivelmente seus planos de maiores vôos na carreira. Equívocos são oportunidades de alerta e é bom lembrarmos que só erra quem toma ação sobre algo. Alguns erros, no entanto, são constrangedores e muitas vezes danosos a um círculo grande de envolvidos. Veja como é possível superá-los.

5 perguntas e respostas sobre erros no trabalho

1. O que foi possível aprender com o erro?

O importante é aprender com o erro, de forma que não haja repetição da falha. Se é possível colher algum aprendizado faça isso e contribua para um processo de melhoria contínua.

2. Errei. E agora?

Em primeiro lugar, é importantíssimo analisar friamente o erro e suas consequências. Depois, o interessante seria criar um plano de ação para contenção de danos, avisar os envolvidos para minimizar consequências e consertar o que for possível.

3. Para quem devo contar sobre meu erro?

Sempre busque reservada e diretamente a pessoa envolvida no processo – seu gestor, por exemplo. Procure ter com ele uma conversa particular que a equipe não seja contaminada com burburinhos e fofocas.

4. O que fazer com o sentimento de culpa por ter errado?

Ninguém erra porque gostaria de errar. A culpa existe, mas mais importante do que cultivar esse sentimento é entender os motivos que levaram ao erro e descobrir o que pode ser feito para que a situação não se repita. Prestar atenção, rever decisões e até cumprir protocolos e diretrizes são atitudes que podem ajudar.

5. O que fazer diante das brincadeiras ou julgamentos dos colegas?

Quanto mais informal o ambiente corporativo, maior a possibilidade de brincadeiras de mau gosto acontecerem. O melhor é encarar a situação com naturalidade, o que provavelmente faça com que o assunto caia mais rápido no esquecimento

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page