top of page

As carreiras menos estressantes em 2017

Estudo com 23 mil pessoas indica as áreas mais "zen" do mercado. Flexibilidade de horários e home office são os diferenciais da 1ª colocada

São Paulo — Tecnologia é a carreira com menor nível de estresse, seguida pela área financeiro-administrativa e por marketing/criação. É o que indica uma recente pesquisa da consultoria Robert Half sobre felicidade no trabalho.

O levantamento ouviu 23 mil profissionais de oito países — Austrália, Bélgica, Canadá, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos. Confira a seguir:

Ranking de menor estresse Área de atuação

1º Tecnologia

2º Financeiro-administrativo

3º Marketing e setor criativo

4º Contabilidade

5º Administrativo

6º Serviços financeiros

7º Jurídico

Na visão de Saulo Ferreira, gerente de divisão da Robert Half, os profissionais de tecnologia são os menos estressados porque frequentemente contam com a possibilidade de fazer home office e trabalhar em horários alternativos.

“A flexibilidade torna o dia a dia mais relaxado”, afirma ele. Isso vale tanto para TI, que conquistou o 1º lugar no ranking, quanto para marketing e carreiras criativas, que ficaram na 3ª posição.

Para Ferreira, a área financeiro-administrativa ficou em 2º lugar porque envolve atividades transacionais e operacionais, de natureza mais rotineira. Longe das decisões estratégicas, o trabalho do departamento costuma ser mais previsível e tranquilo, já que se concentra quase sempre na aplicação de processos já estruturados.

No entanto, a mesma carreira ficou em 6º lugar no ranking de interesse no trabalho. Conclusão: baixo estresse nem sempre está associado à sensação de entusiasmo pelo que se faz. Confira o ranking a seguir:

Ranking de maior interesse no trabalho Área de atuação

1º Marketing e setor criativo

2º Jurídico

3º Tecnologia

4º Administrativo

5º Serviços financeiros

6º Financeiro-administrativo

7º Contabilidade

O que traz felicidade?

O estudo da Robert Half aponta que a conquista da felicidade profissional não se resume a baixos níveis de estresse ou alto grau de interesse na atividade desempenhada. A equação é bem mais complexa.

Na média global, a variável mais importante para essa conta é o orgulho que o indivíduo sente da organização onde trabalha.

“Hoje as pessoas querem fazer parte de causas e levantar bandeiras”, explica Ferreira. “Elas também querem que seus empregadores tenham um impacto positivo para o mundo, que possam falar de seus empregos com orgulho para amigos e familiares”.

Vale ressaltar que, analisadas apenas as respostas de profissionais do sexo feminino, o fator mais relevante para a felicidade não é o orgulho do empregador, mas sim um ambiente que preze por igualdade e respeito — possivelmente um aceno para o fato de que a busca por oportunidades iguais entre homens e mulheres ainda tem muito a avançar.

O relatório da Robert Half ainda traz outras pistas sobre o que traz felicidade no trabalho. Os profissionais mais satisfeitos têm entre 18 e 34 anos de idade e atuam em organizações com menos de 10 funcionários. Além disso, trabalham há menos de um ano ou têm entre 6 e 10 anos de experiência profissional.

O campo de atuação mais feliz é marketing/criação, como se pode ver na tabela a seguir:

Ranking de felicidade Área de atuação

1º Marketing e setor criativo

2º Tecnologia

3º Administrativo

4º Jurídico

5º Contabilidade

6º Financeiro-administrativo

7º Serviços financeiros

De forma geral, os entrevistados pelo estudo indicaram que estão felizes em suas carreiras: em uma escala de 0-100, a pontuação média para a satisfação foi de 70. Isso é uma ótima notícia para as empresas que os têm como funcionários.

Segundo Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half no Brasil, os resultados de uma companhia estão diretamente ligados à motivação dos seus profissionais. “Engajamento e satisfação do colaborador devem ser pontos focais para que as empresas se mantenham competitivas atualmente”, diz ele.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page