top of page

POR QUE MUDAR É TÃO DIFÍCIL?

SE TEMOS CONSCIÊNCIA DO QUE NÃO QUEREMOS MAIS, POR QUE NÃO MUDAMOS?


Porque repetimos os mesmos erros?

Dois pesquisadores de Harvard Robert Kegan e Lisa Laskow tem a resposta para essa questão. Trata-se da “imunidade à mudança” um termo que eles desenvolveram para explicar nossa dificuldade e resistência para conquistar o que precisamos.


O que é a “Imunidade à Mudança”?

Quando temos consciência do que queremos mudar, essa consciência está no nível racional e a mudança encontra-se no equilíbrio entre o racional e o emocional.


Como mudar sem dificuldade?

A maioria de nossas questões são adaptativas, ou seja, a questão não está no problema, mas na pessoa que tem o problema.


Normalmente não conseguimos efetuar as mudanças que precisamos por conta de fatores emocionais. No fundo ao não mudarmos estamos tentando proteger e honrar a forma como sempre funcionamos. Estamos louvando a inteligência que tivemos e que nos trouxe até o grau de evolução em que nos encontramos.

Se apenas o racional adiantasse todos comeríamos apenas o que é saudável, não existiria a procrastinação e auto-sabotagem.

A solução pode não ser o regime, mas como lidar com a ansiedade de quem faz o regime. Essa ansiedade faz parte de um sistema imune que deseja manter tudo como está. É sustentado por nossas crenças que dificultam a mudança. Isso faz com que ao mesmo tempo em que desejamos a mudança temos comportamentos contrários a ela. É como se estivéssemos com um pé no freio e outro no acelerador.


Para esses casos a solução pode estar em se fazer um processo que visa uma evolução mental de forma que possamos ter uma mente autotransformadora, que evolua constantemente para as mudanças necessárias. Apesar das transformações do mundo exigirem de todos nós grande capacidade de mudança, menos de 1% das pessoas tem o que os autores chamam de “mente autotransformadora”.

A boa notícia é que todos podem atingir esse estágio por meio de uma ampliação de consciência desenvolvida nesse processo de evolução mental.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page