Você consegue descrever seu negócio em 60 segundos?


Já tentou descrever seu negócio em 1 minuto? Essa é uma maneira de criar uma estrutura mental e lógica para fazer uma abordagem de vendas.


Suponha que você tenha que ligar para fulano, decisor de uma empresa que você está de olho a séculos. Se você descrever sua empresa, relacionar os produtos/serviços, (“somos fabricantes de x,y, w e z…” ou “a empresa x é especializada em a,b,c,d..”) falar do tempo de mercado, das soluções que oferece, o cara do outro lado da linha já pensou: “Mais um desses…”


Geralmente as abordagens são iguais, e quando você começa sendo diferente, já atrai a atenção do ouvinte! Ao invés fazer o comum, você faz um resumo estruturado que o foco é o cliente, mencionando uma necessidade/ganho, para depois começar as fazer perguntas. As abordagens de abertura hoje, infelizmente, ainda são focadas no apresentador, e somente depois, a atenção passa para perguntas de qualificação, e aí, tentam oferecer uma solução ou já buscam um agendamento para a apresentação pessoal.


A estrutura para melhorar o resultado é que chamamos de pitch de vendas. O pitch será: seu nome, nome da empresa e o que você ajuda/proporciona: “nós ajudamos empresas do seu segmento a (reduzir/evitar/ganhar/aumentar/possibilitar/gerar) uma “dor” ou “ganho” do mercado/segmento.


Para isso é necessário conhecer profundamente o mercado, estar atento às notícias do segmento, pesquisar a empresa e etc. Uma dica é se cadastrar no Google Alerts para receber noticias em tempo real no seu e-mail. Essas notícias podem ser do mercado, de um segmento específico ou até da empresa em questão. Desta maneira você também faz uma abordagem personalizada e mostra que está atento ao que acontece na empresa da pessoa.


Se você já sabe o potencial de compra ou se ele(a) é quem decide, siga em frente sem enrolação sobre você/sua empresa. Faça as perguntas necessárias para levantar problemas. Quanto mais perguntas de necessidade e exploração melhor! Deixe o cliente falar a vontade e escute os detalhes.


Mas atenção: explore as dores do cliente antes de oferecer a sua solução ou propor um agendamento. O pitch, ou seja,o resumo, tem o objetivo de mostrar para o cliente que o foco é ele.


Fonte:http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/voce-consegue-descrever-seu-negocio-em-60-segundos/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square