Clima organizacional como principal pilar da organização


O clima organizacional é um elemento que não pode ser criado pela organização no seu sentido literal, é algo que já está presente, vivo e atuante nela. Representam as características das relações sociais entre os indivíduos em seu ambiente de trabalho. É uma variável que interfere diretamente na produtividade das pessoas nas organizações. A presença de um clima organizacional harmonioso é de essencial importância para qualquer empresa. Um profissional motivado e satisfeito irá realizar seu trabalho de forma prazerosa, com qualidade, com economia de tempo e recursos financeiros gerando uma maior produtividade e inovação. Além de diminuir conflitos e melhorar o relacionamento interpessoal, favorece a comunicação e o desenvolvimento organizacional, trazendo benefícios para todos os públicos envolvidos. Dessa forma o colaborador contribui significativamente para o crescimento, expansão e sobrevivência da empresa no qual esta inserida. A melhor forma de medir o clima organizacional de uma empresa é através da Pesquisa de Clima Organizacional. Esse tipo de abordagem procura reunir conhecimentos sobre aspectos psicológicos que abrange o ambiente de trabalho dos indivíduos e sua respectiva sensação neste contexto. É através do estudo de clima que se pode avaliar o estagio de satisfação ou insatisfação, as expectativas, o interesse, as necessidades e todas as outras variáveis que cercam o desempenho de uma equipe de trabalho.

A motivação é uma das variáveis mais abordadas no ambiente organizacional, e está ligada diretamente à satisfação das necessidades humanas. A motivação envolve sentimentos de realização e de reconhecimento profissional, manifestado por meio de exercícios das tarefas e atividades que oferecem suficiente desafio e significado para o trabalho (Ribeiro,1994). A gestão do clima organizacional é um desafio para as empresas, mas também é estruturalmente a base mais sólida que pode ser implementada para a busca dos melhores resultados. No instante em que a organização fixa como meta a busca da melhoria contínua do clima organizacional, este ponto se propaga em várias direções da gestão e pode ser à base de sustentação da melhoria dos resultados da confiabilidade dos processos e equipamentos, os quais irão gerar um número cada vez maior de micro-atitudes e micro-resultados, por parte dos colaboradores, inter-relacionados aos resultados de cada equipe e conjuntamente poderão modificar o resultado global da organização. O estudo sobre o clima organização é imprescindível para a formulação de estratégias e para a competitividade das organizações, sendo de grande importância que o setor de RH esteja bem qualificado, consciente do foco da organização fazendo com que o mesmo se torne seu. Através do conhecimento gerado é possível motivar o comportamento desejável ao ambiente interno e adquirir vantagens no mercado.


Fonte:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/clima-organizacional-como-principal-pilar-da-organizacao/56057

Posts Em Destaque
Posts Recentes