Decálogo do Bom Aluno


Nada acontece por acaso. Quem nunca ouviu essa frase, não é mesmo? Pois nos estudos também não é diferente, este requer algumas atitudes diárias, de dedicação, para que as notas altas apareçam, garantindo um maior preparo para o vestibular.


Na verdade, não adianta querer levar os estudos na brincadeira, pois um dia você precisará de todos os conhecimentos expostos ao longo de sua vida escolar, na seleção para o ingresso na universidade.


Então, arregace as mangas, siga as instruções a seguir e se torne um aluno exemplo.


- Prepare seus materiais para a aula, com antecedência. A organização prévia é uma forma de não esquecer os materiais, trabalhos e tarefas de casa.


- Seja um aluno participativo nas aulas. Dessa forma você reflete sobre os conteúdos vistos, criando consciência crítica e desenvolvendo sua forma de se comunicar.


- Não converse durante as aulas. O aluno que conversa se distrai, perdendo as explicações dos professores, além de mostrar falta de motivação diante dos estudos. Esse tipo de aluno não é bem visto pelos professores e colegas de turma que são mais interessados.


- Estude todos os dias, revise as matérias das aulas assistidas, reserve pelo menos quinze minutos por matéria. Dessa forma você fixa melhor os conteúdos vistos no dia.


- Faça todas as tarefas de casa, bem como exercícios complementares. A mente funciona melhor quando é estimulada. A ociosidade torna o cérebro lento e preguiçoso.


- Entregue os trabalhos nos dias marcados pelos professores. Agende suas obrigações e cumpra com elas, mostrando responsabilidade e compromisso.


- Seja líder, dê idéias que visem maior comprometimento e envolvimento dos alunos. Dessa forma você estará mantendo um bom contato social com os professores.


- Compartilhe seus conhecimentos com colegas que apresentam alguma dificuldade. Quando você explica um conteúdo para alguém está fazendo uma revisão do mesmo e reforçando o seu aprendizado.


- Não leve dúvidas para casa. Se você não conseguiu entender um conteúdo dado em sala, ficará muito mais difícil conseguir entendê-lo sozinho, em casa; diga claramente ao professor que não entendeu a matéria.


- Após as provas, esclareça as dúvidas das questões que não conseguiu resolver. Dessa forma você eliminará os exercícios nos quais não obteve sucesso.


Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/decalogo-bom-aluno.htm

Posts Em Destaque
Posts Recentes