top of page

O Que o Mercado de Trabalho Procura Hoje

Publicado em 09 de abril de 2016

Kzenon/Shutterstock

Hoje e sempre o mercado procura profissionais dedicados, proativos e automotivados


O mundo corporativo mudo a cada dia, mas uma necessidade dos profissionais continua a mesma, entender o que o mercado de trabalho procura hoje, ou seja, aqui e agora. Esta preocupação serve tanto para quem está empregado como para quem está à procura de um novo emprego também.

Mesmo com a crise atual, certas coisas não mudam, como por exemplo, a exigência por capacitação e experiência prática no mercado. Neste ponto, esbarram aqueles novos profissionais, mas por outro lado, se destacam aqueles especialistas já com um tempo de trabalho e com mais know how.

Independente do lado que você esteja saiba que existem algumas habilidades e competências técnicas e comportamentais indispensáveis a todos os profissionais. Vou apresentar a você alguns exemplos para você se inspirar, desenvolver estas qualidades e aumentar suas chances de sucesso na carreira.


Mercado de Trabalho – Competências Profissionais Indispensáveis


Inovação – A capacidade de inovar nos momentos de dificuldade; de ser criativo; inventivo e propor soluções novas para os problemas e para aproveitar as oportunidades são um diferencial competitivo no mercado.


Proatividade – Estar pronto, disponível e, especialmente, sempre disposto a atender à empresa, colaborar com os colegas e com os resultados e visão para executar as tarefas, antecipar-se aos problemas, ou seja, agir proativamente sem precisar receber ordens diretas do gestor.


Comunicação – A comunicação assertiva é mais uma habilidade muito valorizada pelo mercado de trabalho. Esta competência ajuda a construir relações mais positivas, a apresentar as ideias com mais clareza e objetividade, numa expressão verbal e não verbal mais efetiva e na delegação exata das tarefas.


Liderança – Ter o perfil de liderança, as habilidades de gestão de processos, de liderança de pessoas, visão estratégica: fazem parte do leque de diferenciais competitivos do líder. Este talento representa uma competência profissional muito buscada nos colaboradores nas empresas.


Automotivação – Profissionais automotivados, positivos, otimistas ajudam na qualidade do ambiente de trabalho e são bem mais produtivos e engajados. Não por acaso, são muito queridos e desejados.


Resiliência – Ser resiliente é a capacidade de se sobressair às dificuldades e fortalecer-se com os desafios e pressões comuns no mundo empresarial. Por isso, profissionais resilientes se destacam por sua coragem de enfrentar os momentos de crise, de se manterem positivos e ir além.


Inteligência Emocional – Saber controlar suas emoções negativas, lidar com elas, bem como saber utilizar os sentimentos positivos para potencializar seus resultados como líder ou como colega de trabalho, te ajuda a ser um profissional mais equilibrado, congruente e assertivo.


Fica a dica então para você desenvolver estas habilidades. Com certeza, ao compor seu perfil profissional de todas estas competências, suas chances de sucesso na carreira crescem poderosamente. Fique atendo e invista em você!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page