top of page

Você sabe delegar tarefas?


Bem, que nossos dias estão cada vez mais curtos pela quantidade de atividades que temos não é novidade, porém será que você está delegando as tarefas que não dependem única e exclusivamente de você para serem realizadas?

Muitas vezes nos colocamos no centro de compromissos que poderiam ser concretizados por nossos colaboradores, onde um simples telefonema, um bate papo, um encaminhamento de e-mail, etc, podem transferir uma determinada atividade para sua equipe.

Entenda bem, não quero dizer que líderes e gestores devem “despejar” tarefas em suas equipes de maneira que os mesmos fiquem ociosos, mas quero deixar a ideia e a capacidade de identificar em seu time, pessoas que estejam qualificadas para ajudar na realização de tarefas cruciais para o sucesso de TODA a equipe.

Pesquisas já comprovaram por A + B que o maior fator motivacional do ser humano é estar envolvido em novos desafios, onde o indivíduo possa coordenar um projeto do inicio ao fim e “degustar” do sucesso dos resultados atingidos por aquele trabalho. Sendo assim, qual outra maneira de motivar sua equipe além de delegar novas demandas em que os mesmos possam se desenvolver como profissionais e seres humanos?

A partir do momento que compreendemos isto, fica mais prazeroso nosso dia a dia, pois quando colocamos nosso ego de lado e compartilhamos responsabilidades com nossa equipe, estamos deixando nosso tempo e mente livres para planejar, pensar em novos projetos, desenvolver novos métodos e processos de trabalho, e ainda, cuidar de nosso time.

Fuja de pensamentos como “se eu delegar atividades importantes perderei minha posição na empresa”, isto está longe de ser verdade. Quando conseguimos fazer com que nossa equipe produza bons resultados, automaticamente somos avaliados pela direção como bons líderes, e esta nova óptica abre diversas oportunidades de crescimento e promoção para nossa carreira.

Com esta visão devemos avaliar alguns pontos antes de delegar:

1 – Para quem vou delegar esta atividade?

2 – A pessoa esta preparada para realizar esta tarefa?….Caso não esteja ,quanto tempo preciso desprender para treiná-la? Aplicando todo este tempo, ainda será viável treiná-la?

3 – Você precisa deixar claro “O QUÊ?” e “PORQUÊ?” aquela atividade precisa ser realizada, o “COMO FAZER?”, deixe para que seu colaborador aplique seus conhecimentos e ponto de vista na realização, isto transfere autonomia para ele, permitindo que tenha liberdade na condução do trabalho, automaticamente refletindo na MOTIVAÇÃO do mesmo.

4 – Após a conclusão da tarefa avalie os resultados, caso precise de algum retrabalho, verifique se suas informações foram claras ou se o colaborador precisa de um novo treinamento.

Enfim, aprenda a delegar e, seu tempo e mente passarão a estar disponíveis para ideias, projetos e negócios que levarão sua empresa do estado atual para um muito melhor!



Leandro P. Telles



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page