top of page

7 razões para contratar uma consultoria de gestão de RH


Para ser competitiva, uma empresa precisa das melhores estratégias de gestão empresarial e de uma equipe de recursos humanos que favoreça o cumprimento da missão e dos objetivos definidos. Contar com uma visão profissional e imparcial é uma das maiores vantagens ao se contratar uma consultoria de gestão de RH.

Um olhar externo traz o que há de mais moderno e funcional em termos de gestão de pessoas. Além disso, proporciona uma completa renovação de suas práticas, fornece novas alternativas e expertise na análise e diagnóstico do setor.

Uma consultoria será capaz de avaliar sua equipe segundo métricas específicas de desempenho, analisar o cotidiano de tarefas e apontar erros. Pode trazer ainda sugestões e indicar caminhos ocultos em uma rotina caracterizada por muito trabalho e pouco tempo disponível.

Vejamos algumas das vantagens que a atuação de uma consultoria de RH poderá trazer ao seu departamento.

1. Implantação de novas tecnologias de gestão

Gerir pessoas é uma tarefa complexa, delicada e que exige constante aprimoramento de processos. Algumas ferramentas podem otimizar o tempo da equipe e simplificar o domínio e a execução de rotinas burocráticas como:

  • o controle de folha de pagamento;

  • a quitação de encargos trabalhistas;

  • a gestão do banco de horas;

  • os procedimentos de admissão ou demissão.

Além de diminuir o volume de trabalho com essas tarefas, a automatização da burocracia ajuda a reduzir a probabilidade de erros humanos nos controles de pessoal.

Para introduzir soluções tecnológicas com sucesso, no entanto, é preciso investir em um treinamento que ensine os funcionários a operar o novo sistema. Porém é necessário convencê-los da importância e dos benefícios que a nova ferramenta proporciona.

Uma consultoria de gestão de RH é capaz de desempenhar essa tarefa com êxito e, o que é melhor, em um tempo muito menor, se comparado às possíveis soluções internas.

2. A chance de ter uma visão holística da empresa

Uma equipe de consultoria é capaz de avaliar a empresa como um todo e, especialmente, a dinâmica interna do RH e suas diversas interações com os demais departamentos.

Esse rastreio do funcionamento do negócio aponta falhas ou oportunidades a serem exploradas, pouco evidentes para os gestores que estão concentrados em suas respectivas áreas.

É uma excelente chance de lançar uma visão sistêmica sobre a empresa e encontrar soluções criativas e de baixo custo para aperfeiçoar o trabalho cotidiano.

3. Acesso a estratégias inovadoras

A psicologia aplicada à área de recursos humanos e às práticas de administração de pessoas produz excelentes resultados. Sempre há ajustes a serem feitos na relação entre empregador e colaborador.

Ao desenvolver isso, a empresa contribui para conquistar e reter talentos, além de aumentar a satisfação dos colaboradores com seu trabalho.

Para um gestor de RH, que também é responsável pelo comando de sua equipe, pode ser muito difícil se manter atualizado sobre novas possibilidades. Vale a pena recorrer a uma consultoria de gestão de RH e garantir que a empresa esteja a par do que há de mais moderno no setor.

Entre as mais importantes contribuições nessas áreas estão:

  • o desenvolvimento de um plano moderno de carreira;

  • um plano estimulante de remuneração por competências;

  • a introdução de benefícios mais interessantes aos funcionários;

  • um bom método de avaliação de desempenho profissional.

Ao mesmo tempo, a presença da consultoria ajuda a diminuir eventuais resistências às novidades adotadas.

4. O fim das dúvidas sobre a legislação

O Brasil possui uma legislação caracteristicamente burocrática. Com tantas regras a observar, é fácil escorregar. Especialmente, em um momento de intensa discussão sobre as regras da previdência e da legislação trabalhista, com alterações nas normas sobre terceirização, no eSocial, no salário mínimo etc. E esses são pontos cruciais para o departamento de Recursos Humanos.

Erros nessa área podem gerar transtornos graves, com prejuízos altos e perda de oportunidades de bons negócios. É um risco que uma empresa não pode correr, sob pena de prejudicar sua solidez.

Por isso, periodicamente, lance mão de treinamentos em legislação oferecidos por consultorias. A atualização sobre esses temais dá à empresa a tranquilidade de não ter problemas trabalhistas futuros.

5. A vantagem de uma auditoria externa

Além de corrigir processos pouco eficientes ou incorretos, a consultoria de gestão de RH avalia as práticas estabelecidas no departamento e chancela o trabalho da equipe. Trata-se de uma garantia de que os projetos desenvolvidos foram checados e aprovados por profissionais alheios à empresa.

Concomitantemente à avaliação dos consultores, é possível desenvolver um método de auditoria interna para que este mesmo procedimento possa ser replicado em intervalos predeterminados de tempo. Auditorias constantes aumentam os resultados e a confiabilidade da empresa.

6. Formação de consultores internos

A consultoria de gestão em RH deixa ainda legados duradouros para a empresa. Caso os consultores externos sejam acompanhados por funcionários escolhidos pelo RH — o que é, de todo modo, aconselhável — estes ganham a oportunidade de aprender as técnicas aplicadas.

Depois de alguns ciclos de consultoria externa, os funcionários da casa ganham a capacidade de promover consultorias internas com um alto grau de eficiência. Isso reduz custos e implanta na cultura da empresa as noções que são a tônica dos consultores em gestão de RH, a saber:

  • organização;

  • metodologia;

  • sistematização.

7. Ganhos com transparência

Ao envolver a empresa inteira — ou um departamento completo — em um processo de análise por uma consultoria externa em gestão é natural que a curiosidade da equipe seja despertada.

A consultoria aponta as falhas a serem corrigidas e estabelece metas realistas para a empresa. É interessante apresentar aos colaboradores os resultados trazidos no relatório formulado pelos consultores. Isso aumenta a transparência e promove o engajamento de todos para aplicar o que foi sugerido como melhoria.

A ideia é fazer com que o quadro da empresa sinta que contribuiu decisivamente para o diagnóstico e que também faz parte das soluções. Essa transparência, conjugada à integração dos colaboradores, promove uma imensa melhora no clima organizacional da companhia.

Uma consultoria em gestão de RH deve ser encarada como um investimento e uma oportunidade fundamental de desenvolver a empresa. As possibilidades são animadoras, não? Então, não deixe de conferir o que a Employer, com seus mais de 30 anos de experiência em gestão de recursos humanos, pode fazer pela sua empresa. Entre em contato!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page